Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/08/2014

Capina química está proibida em Penápolis

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Os agrotóxicos expõem a população ao risco de intoxicação, além de contaminar a fauna e a flora local

O uso de agrotóxicos, popularmente conhecidos como “mata matos”, para a remoção de plantas invasoras ou daninhas está proibido na área urbana de Penápolis, assim como em todas as cidades paulistas. Essa é uma determinação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em conjunto com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
Em Penápolis, o Serviço de Vigilância Epidemiológica e Sanitária da Secretaria de Saúde começou nessa semana um trabalho para orientar sobre a proibição da capina química no perímetro urbano e quais são os riscos envolvidos na atividade. De acordo com o chefe do Serviço de Vigilância, Vlademir Marangoni, os agrotóxicos expõem a população ao risco de intoxicação, além de contaminar a fauna e a flora local.
“O trabalhador e a população que entram em contato com esse produto químico repetidamente, não percebem que estão sendo intoxicados aos poucos”, explica. Os animais domésticos, como cães e gatos, também podem ser afetados, tanto pela ingestão de água quanto pelo consumo de alimentos contaminados. Os agentes químicos também são tóxicos para organismos aquáticos, micro-organismos do solo, minhocas, aves, abelhas, entre outros.
De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), não há nenhum produto agrotóxico registrado para ser usado na área urbana. Na agricultura, os produtos registrados pela Agência têm orientações rígidas quanto à aplicação, ao isolamento do ambiente e ao uso de equipamentos de proteção. Já nas cidades, o completo isolamento da área onde o agrotóxico é aplicado é mais difícil e não garante a segurança da população.
A Vigilância também encaminhou orientações aos estabelecimentos vendedores de herbicidas, ressaltando que a capina química é ilegal e os responsáveis técnicos do comércio não podem autorizar a venda. Mais informações e orientações pelo telefone 3652-7802.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade