Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/03/2016

Caged: Após quase um ano, empregos voltam a ser positivos

Imagem/Cleisson S. Nardo - Junho 2015
Detalhes Notícia
Após quase 1 ano, Penápolis voltou a registrar saldo positivo na geração de empregos

DA REPORTAGEM

Depois de quase um ano no vermelho, Penápolis voltou a registrar um saldo positivo na geração de empregos neste mês de fevereiro. O levantamento foi realizado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que é ligado ao Ministério do Trabalho.
Segundo os números, a cidade teve um bom crescimento, com saldo positivo de 326 vagas criadas em fevereiro, em comparação ao mês de janeiro, quando o saldo havia sido negativo em 39 vagas. Em 10 meses, esta foi a primeira vez que a cidade registrou saldo positivo na geração de empregos. A última vez que saldo esteve em alta foi em abril de 2015, quando naquele mês, 88 vagas com carteira assinada haviam sido registradas. O saldo obtido em janeiro deste ano também foi melhor do que o registrado no mesmo período do ano passado. 239 vagas haviam sido criadas em fevereiro de 2015, o que mostra que a recuperação obtida foi melhor do que o esperado. A saúde foi o setor que contribuiu significativamente para os bons resultados alcançados em fevereiro. 60 novas vagas foram criadas para o setor de técnico em enfermagem. Na mesma linha está o setor do auxiliar de enfermagem, que criou 34 novas vagas. O setor de enfermeira de estratégia de saúde da família ocupou o terceiro lugar do ranking com saldo positivo de 28 vagas. Já o setor do servente de obras obteve saldo negativo de 23 vagas, enquanto o motorista de caminhão obteve o segundo pior saldo do mês com menos 17 vagas. O pedreiro vem em seguida, com menos oito vagas.

(Rafael Machi)


Comércio tem queda nas contratações

O comércio de Penápolis, que iniciou 2016 mantendo as vagas de emprego, apesar da crise política e econômica do País, não resistiu às dificuldades e demitiu mais do que contratou em fevereiro. Foram registradas 157 demissões, contra 122 contratações, ocasionando um saldo negativo de 35 vagas. Como em janeiro o comércio de Penápolis fechou o mês com saldo positivo de uma vaga, no ano, são 34 a menos no setor.
O resultado é ainda pior, quando levado em consideração os últimos 12 meses. Nesse caso, são 179 vagas a menos no comércio no período, segundo o Caged.
Para o presidente do Sincomércio, Norberto Pereira Laranja, os números mostram que os comerciantes devem trabalhar ainda mais para superar esse momento difícil e torcer para que o cenário mude nos próximos meses, como prevê os especialistas. “Todos nós estamos passando por dificuldades, mas o Sincomércio está à disposição para colaborar com os lojistas no que for possível”, informa.

(AI/Sincomércio)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade