Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/04/2018

Café: Bebida ganha apreciadores ainda mais exigentes no dia a dia

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
O cafezinho ganha público cada vez mais exigente em sabor e textura

DA REPORTAGEM

Pela manhã, depois da refeição, no meio da tarde ou até mesmo após o jantar. Não existe um horário pré-determinado, para o consumo do café. Tem quem tome o dia todo e tem os que não gostam. O fato é que a bebida e uma das mais consumidas em todo o mundo. E justamente por isso é que o café ganhou até mesmo um dia internacional, comemorado ontem, dia 14 de abril.
Originário da Etiópia, suas propriedades estimulantes foram descobertas por um pastor, que observou alterações no comportamento de seu rebanho, depois que os animais ingeriram uma plantinha vermelha. Ele decidiu provar o alimento e logo ficou encantado com seu sabor e aroma. A partir daí, conquistou os países árabes, sendo contrabandeado para a Europa e trazido para o Brasil, onde se adaptou muito bem ao clima. Palavra derivada do árabe, “gahwa” (aquilo que impede o sono), era consumida em planta, pelo deserto, envolta em gordura animal. Na Turquia, tomou a forma líquida e veio conquistando todos os paladares. Foi este crescimento em todo o mundo que, fez com que as pessoas se tornassem cada vez mais exigentes com a bebida. O café é muito versátil e pode ser preparo de diversas maneiras; coado, espresso, turco, francês, italiano, cappuccino, não importa sua variedade, a bebida faz sucesso na casa da maioria dos brasileiros.
Apesar de tantas variedades e modos de preparo, a proprietária de uma cafeteria em Penápolis, Titi Andrade, destacou que, mais importante do que produtos de qualidade, é preparar um café de acordo com o gosto da pessoa. “O bom café precisa ser preparado de acordo com o gosto do cliente. Hoje é muito comum as pessoas irem às cafeterias e lhes serem oferecidas bebidas feitas por máquinas, o que, muitas vezes, acaba não agradando o cliente. O ponto do café que dá é quem serve e não a máquina”, destacou. Além disso, o preparo do bom café também necessita de bons produtos. “O preparo do café envolve o bom grão, a forma como foi torrado, a temperatura da água, além, é claro do cuidado na hora de seu preparo, levando até á xícara do cliente o bom gosto, o sabor e a qualidade de um bom café”, ressaltou. 
Na culinária, o café vem sendo utilizado com maior frequência, por seu sabor e aroma inusitado e atrativo. E, não se restringe apenas às receitas doces. Hoje em dia, uma grande quantidade de pratos salgados, também levam esta iguaria, dando um toque especial e extremamente sofisticado ao menu. 

Mito ou verdade sobre o café?

· O café coado tem mais sabor que o espresso
Mito. Quando o café é preparado resultando o espresso, o sabor fica mais forte que o coado, por causa da forma que é feita a bebida – o pó é prensado no filtro. Por outro lado, o gosto do café coado permanece acentuado por mais tempo que o espresso, que é recomendável que seja ingerido logo após o seu preparo. 

· Café tira o sono
Verdade. O café possui a cafeína que é uma substância presente também em outros alimentos, que age como um estimulante no cérebro, dificultando o sono e combatendo a fadiga, o que faz com que o consumidor da bebida se atente mais nas suas atividades – por um tempo determinado. Isso muda de pessoa para pessoa, por causa do sistema nervoso de cada um e como ele reage a essa substância. Para os que sofrem de insônia, o café não é necessariamente o causador da falta de sono, já que tem um efeito passageiro de duas horas, mais ou menos. 

· Cafeína em excesso faz mal
Verdade. Tudo que ingerimos em excesso não faz bem para a nossa saúde. Isso não é diferente com o café. Segundo periódico científico da Food and Chemical Toxicology, a quantidade máxima de consumo de cafeína por dia é de 400ml, ou três xícaras de 150ml por dia. 

· Café dá dor de cabeça
Mito. A cafeína é uma substância presente em diversos medicamentos que combatem a dor de cabeça. Se a bebida causa dor de cabeça em algumas pessoas, isso pode acontecer porque seu sistema nervoso já é hiperativo e a cafeína pode reforçar isso. 

· Diversos fatores interferem no sabor final do café
Verdade. Desde a hora da plantação até colocar nas sacas, tudo influencia no gosto do cafezinho na xícara. O terroir – condições geográficas e climáticas de determinada região -, cultivo, variedade, forma de plantio – tipo de terreno-, colheita, secagem, torra, embalagem e preparo, são exemplos de etapas de preparar o grão para uso e que podem ser feitas de diversas formas que interferem diretamente no sabor final do café. 

· Crianças podem tomar café
Depende da idade. O café é uma bebida que pode dificultar a absorção de algumas substâncias importantes para uma criança em crescimento. É recomendado que antes dos seis anos de idade, a criança não consuma a bebida. Depois disso, ela pode ser até apresentada para os pequenos, mas com muita moderação. 

· Não pode tomar medicamentos com café
Verdade. O café pode inviabilizar as reações químicas propostas pelas substâncias em medicamentos. Por essa razão, não é recomendável tomar comprimidos com a bebida.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade