Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

07/10/2008

Avanhandava: Uma eleição municipal com vários recordes quebrados

Detalhes Notícia

Vários recordes foram quebrados na eleição municipal do último domingo em Avanhandava. A votação da candidata eleita, Sueli Navarro Jorge (PSDB), foi uma delas. A ex-vereadora conseguiu a maior votação da história política do município, com 3.122 votos (70,3%). Ela foi eleita tendo ao lado na chapa o também ex-vereador Daniel Hernandes. Seueli é esposa do ex-prefeito Ricardo Jorge, que governou o município por 8 anos na década de 80. De acordo com o resultado dos Boletins de Urna, a diferença do primeiro colocado para o segundo na eleição para prefeito foi a maior já obtida por um candidato. Com a votação de Sueli, a diferença para o segundo ,Gino Corbucci Filho, ultrapassou 1.400 votos. No resultado divulgado pela Justiça Eleitoral, devido a um recurso que está na Justiça, a votação do candidato à reeleição saiu zerado. Até então, a maior diferença havia sido registrada na eleição de 1996, quando Arnaldo de Negreiros(PSDB) abriu 971 votos de diferença sobre o segundo, Antonio Calixto Portella (PMDB), o Tibinha. Nas demais eleições para prefeito, o resultado do eleito para o segundo colocado foi bem mais apertado, sendo uma delas decidida por apenas 188 votos de diferença.

Mais de 300 votos
Outro recorde quebrado foi o do vereador mais votado. O vendedor ambulante Maurício Alves de Oliveira (PSDB), é o primeiro candidato da história a ultrapassar a marca dos 334 votos para vereador. Ele obteve 34 votos. Maurício, que concorria pela quarta vez, já havia sido bem votado em eleições passada, mas devido o quociente partidário não foi eleito. Marcelo de Oliveira (PR),  vereador mais votado em 2004, foi o segundo colocado e também ultrapassou os 300 votos: 314. Outro recorde foi o de número de eleitores, um total de 7.381 eleitores .Após divulgado o resultado da votação, um outro recorde: uma abstenção de 1.015 (13,75%) eleitores. Após 4 anos, a Câmara voltará a ter mulheres em suas cadeiras. Ada Tirintan foi a última a ocupar o cargo
até 2004. Para 2009, Rosmeri Gonçalves Garcia (PPS), a Rose, atual vice prefeita, foi eleita com 216 votos. A outra mulher que vai ocupar uma cadeira na Câmara é a dentista Márcia Perazza Verginassi(PR), que nas urnas conseguiu 183 votos. O PR foi o partido a eleger o maior número de cadeiras, três no total. O PSDB conseguiu eleger dois vereadores. PSL, PTB, PPS e PV completam as cadeiras no Legislativo para 2009.  O número de candidatos a vereador também foi recorde, mais de 70, superando até mesmo a cidade sede da Comarca, com 69 candidatos.Dos sete atuais vereadores que tentaram a reeleição, apenas 3 foram reeleitos. Freu Vargas e Pedrinho foram os outros dois.  (OV)

Foto: Sueli Jorge, ao lado do marido Ricardo Jorge, ex-prefeito

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade