Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

01/09/2022

Avanhandava sedia workshop inédito de agricultura e apicultura

Imagem/acervo GeoApis
Detalhes Notícia
Apiário encontrado na mata, georreferenciado e com recado para o apicultor entrar em contato com a GeoApis

O evento é uma iniciativa da Diana Bioenergia e da GeoApis, com apoio da Câmara Municipal de Vereadores e Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo

DA REDAÇÃO

Nesta sexta-feira, dia 02/09 das 14h às 16h30, acontece o I Workshop Regional: A Importância da Construção da Relação entre Agricultura e Apicultura na Câmara Municipal de Vereadores de Avanhandava-SP. A ideia é reunir agricultores, apicultores, órgãos públicos, entidades com foco em sustentabilidade e público em geral com interesse na preservação e cuidado das abelhas, enfatizando a importância do entorno. O wokshop apresentará dados reais e informações extremamente atuais sobre a importância de se estabelecer essa relação bem como despertar o engajamento da população e órgãos públicos na preservação de polinizadores.
A GeoApis, que atua ativamente na região de Avanhandava desde maio, promove a criação e manutenção da coexistência harmônica entre produção agrícola e apícola com a conservação de polinizadores. No workshop, a GeoApis apresentará os resultados obtidos com o trabalho desenvolvido junto à Diana Bioenergia e os apicultores do entorno. Até o momento, mais de 8 milhões de abelhas estão sendo monitoradas em quatro municípios da região, totalizando uma área de cobertura de 116 mil hectares.
Apesar de Avanhandava se destacar pela produção de álcool, a apicultura é bastante relevante e desempenha um papel importante na economia. As abelhas – além de produzirem mel, geleia real, pólen, entre outros produtos de alto valor nutritivo – garantem ainda a segurança nutricional da população. Elas são grandes aliadas da produção agrícola pois polinizam quase três quartos das plantas que produzem 90% dos alimentos do mundo. Os produtos da Diana Bioenergia, maior empresa do município, são provenientes da cana-de-açúcar e as abelhas estão conectadas ao setor sucroalcoleiro. 
Por isso a GeoApis trabalha diretamente criando e promovendo relações favoráveis entre apicultores e a Diana Bioenergia através do monitoramento de abelhas e da busca por soluções que beneficiem todos os interessados. A Diana Bioenergia tem se mostrado bastante sensível às produções de seu entorno e suas particularidades, como a Chácara São Francisco que se destaca pela produção orgânica de leite. O monitoramento realizado pela GeoApis facilita essa interação e ajuda a promover a coexistência harmoniosa entre diferentes produtores numa mesma área. 
Além dos resultados da GeoApis, o workshop apresentará os projetos com foco em sustentabilidade e boas práticas implementados pela Diana Bioenergia, com destaque para a importância da construção de relações com o entorno.  A programação conta ainda com a uma palestra sobre produção orgânica e regenerativa e a coexistência com o entorno que será ministrada pelo Alexandre Von Büldring, da Chácara São Francisco. Os participantes também serão orientados sobre a importância do cadastro na Gedave. 
Os interessados em participar do I Workshop Regional: A Importância da Construção da Relação entre Agricultura e Apicultura podem se inscrever pelo whatsapp (17) 99119-0077.

Serviço:

I Workshop Regional: A Importância da Construção da Relação entre Agricultura e Apicultura
Data: 31/08
Horário: das 14h às 16h30
Local: Câmara de Vereadores de Santa Albertina-SP
Inscrição: (17) 99119-0077 – whatsapp

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade