Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/02/2017

Araçatuba anuncia que também quer AME Cirúrgico

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
O espaço destinado ao AME foi doado pela prefeitura ao Governo do Estado em junho do ano passado

DA REPORTAGEM

O município de Araçatuba vai entrar na briga junto ao Governo do Estado de São Paulo pela instalação de uma unidade do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Cirúrgico naquela cidade. O pedido será feito pelo prefeito Dilador Borges (PSDB), mas foi anunciado durante um encontro com diversos prefeitos da região para discutir a criação de uma associação regional de municípios. A ideia inicial é abrigar a unidade no Hospital da Mulher que passa por crise financeira e por diversas vezes quase foi fechado no ano passado. Penápolis deu um paço a mais na busca pelo AME na gestão do ex-prefeito Célio de Oliveira (PSDB) e no ano passado foi feita a doação de um terreno ao Governo do Estado para a construção do prédio. De acordo com o que foi publicado pela imprensa araçatubense, a intenção de Dilador é a de aproveitar as instalações do Hospital da Mulher, que possui 50 leitos, para incluí-lo ao projeto. Desta forma, quando o pedido oficial for feito ao Governador Geraldo Alckmin, do mesmo partido de Dilador, já tenha o projeto e local definidos, o que está sendo considerado pelo tucano o fator diferencial para a instalação da nova unidade do AME Cirúrgico.
Em Araçatuba e Andradina, que já possui unidades do AME, os projetos haviam sido apresentados já com prédios e estrutura para abrigar as unidades. Em Promissão, o AME foi autorizado depois que a cidade de Lins teria demorado, para viabilizar o prédio para sua instalação. O governo do estado sempre esbarrou na dificuldade de estruturas físicas para a instalação dos AMEs Clínicos e Cirúrgicos. No encontro, Dilador pediu apoio dos prefeitos para o projeto, que teriam se mostrado entusiasmados com a iniciativa, já que isso atenuaria as despesas com cirurgias que os municípios vêm tendo. O processo deve passar ainda por avaliação jurídica antes de ser levado a São Paulo.

Factóide Político
O Secretário Municipal de Saúde de Penápolis, Luiz Fink, classificou a ideia de Dilador como um “factóide político” e afirmou que as negociações junto ao Departamento Regional de Saúde (DRS) de Araçatuba continuam. “Araçatuba sempre quis levar o AME Cirúrgico para aquela cidade, entretanto tudo sempre não passou de promessas políticas, da mesma forma como ocorreu recentemente. Nós de Penápolis, estamos em plena negociação sobre a vinda do AME para nossa cidade, inclusive dando sequência ao que já havia conquistado a antiga administração, como a doação do terreno mediante o compromisso da instalação da unidade”, disse. 
Ele explicou que a DRS de Araçatuba é dividida em três regionais, sendo a dos Lagos (Andradina), a Central (Araçatuba) e dos Consórcios (Penápolis), sendo esta última a única que ainda não possui o AME. “Nossa região possui a carência de alguns exames e tipos de atendimentos. Diante da situação, a DRS entende a necessidade do AME para nossa região, inclusive se tratando de uma unidade completa, que atenderia de forma mais diversificada as cidades da nossa comarca e ainda municípios que fazem parte de nossa regional, que abrange municípios desde Lourdes, Buritama, até Avanhandava”, afirmou. A expectativa do secretário é de que a unidade de Penápolis seja incluída no Plano Estratégico de São Paulo para o ano de 2018.
A aprovação do terreno ocorreu em junho de 2016 através da Câmara Municipal em projeto enviado pelo Executivo. O espaço destinado à construção do AME tem 4.212,78 metros quadrados e está localizado na Estrada Irmãos Buranello, no Jardim Morumbi. A definição da área levou em conta a localização estratégica, pois tem fácil acesso pela Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425).

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade