Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/08/2019

Aprendizado: Primeira Infância é destaque em concurso de redação

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Alunas Fernanda (esq.) e Ágatha, da escola Carlos Sampaio, foram premiadas com bicicletas ao produzirem redações sobre a Primeira Infância

DA REPORTAGEM

Uma parceria entre a Escola Estadual Dr. Carlos Sampaio Filho e o Lactário Dília Ribeiro permitiu a realização de um concurso de redação entre os alunos durante a programação da 10ª Semana do Bebê de Penápolis. Os autores das melhores redações foram conhecidos durante evento promovido na própria escola nesta sexta-feira (23), tendo eles sendo premiados com bicicletas. Participaram do concurso os alunos do Ensino Fundamental no período da tarde. 
O objetivo do concurso era o de estimulá-los a escrever uma redação sobre tema Primeira Infância, onde eles foram estimulados a redigirem sobre o tema durante as aulas com incentivo a leituras.
Dois alunos foram premiados com textos escolhidos pelos próprios professores. Na categoria poesia, a aluna vencedora foi Ágatha Vitória da Silva Neves, de 12 anos e aluna do 6º ano. Ela se destacou ao contar sobre a transição de sua vida entre brincadeiras dentro de casa e as responsabilidades na sala de aula, dando à sua produção o título de “Saudades da Minha Infância”. Para ela, um momento muito marcante. “Isso foi algo que me marcou muito, pois, estive desde cedo na escola, então fui aprendendo responsabilidades, deixando as brincadeiras de lado para me dedicar mais aos estudos”, comentou. 
Já a outra contemplada foi a aluna Fernanda Caroline Rossato, de 14 anos e do 8º ano. Ela também abordou o tema escolhido, porém, em forma de narrativa, dando, ao seu trabalho, o título de “Infância: Gratidão”.
Em sua produção, ela contou sobre as dificuldades de sua família, mas ela, apesar de tudo, sem perder a essência de criança com suas travessuras. Apesar de tudo, ela fez questão de ressaltar a gratidão por todo o amor recebido. “Fiquei muito feliz em ser premiada. Quando escrevi minha redação fiz sem pretensões, mas apenas com o objetivo de contar um pouco de minha infância dentro daquilo que vínhamos trabalhando em sala de aula”, explicou. 
As alunas premiadas receberam bicicletas doadas por parceiros do Lactário durante a campanha

Ideia
A ideia do concurso promovido em parceria entre o Lactário e a escola Dr. Carlos Sampaio Filho, surgiu em virtude da Semana do Bebê, evento que se tornou tradicional em Penápolis e que foi realizado nesta semana. O principal objetivo é o de desenvolver e fortalecer em cada um dos alunos a importância da 1ª infância e o quanto é importante o bom desenvolvimento nesta primeira fase da vida.
A voluntária da entidade, Cristina Delboni, explicou que a escola Carlos Sampaio Filho foi escolhida pelo fato de Dília Ribeiro –fundadora do Lactário – ter sido professora na unidade. Além disso, a ideia do Lactário surgiu dentro da escola. Segundo registros, Dília, entre as décadas de 20 e 30, iniciou suas aulas na referida escola. Com o tempo ela percebeu que muitos alunos tinham déficit de rendimento e começou a atribuir isso ao fato de muitas crianças sofrerem com a desnutrição da época.
Desta forma, ela se mobilizou com fazendeiros da região e passou a distribuir leite que era doado por eles. A distribuição ocorria nos fundos da escola. “Mesmo falecendo, em 1938, o projeto iniciado por Dília Ribeiro, foi mantido por voluntários da época e sobrevive até hoje com a associação que leva seu nome, servindo de exemplo para todos nós em cuidado com as crianças”, ressaltou Cristina.
O Lactário Dília Ribeiro nasceu em 14 de agosto de 1939, portanto, neste ano completou 80 anos de fundação, motivo pelo qual a realização do concurso e a participação da entidade na Semana do Bebê se tornaram ainda mais especiais. “Poder retornar à escola Carlos Sampaio, através do concurso de redação, é retornar às origens do Lactário após 80 anos, relembrando o trabalho de Dília Ribeiro e o quanto ela prezava pela educação de seus alunos. Desta mesma forma, participamos com muito amor das diversas atividades desenvolvidas nesta semana, ressaltando um trabalho de exemplo para com as crianças, assim como fez Dília”, enfatizou Cristina. 
Para a diretora substituta da escola, Juliana de Brito Aires Marangoni, a ideia do concurso de redação é muito importante para o bom desenvolvimento dos alunos.
“Os professores puderam trabalhar o assunto de forma lúdica dentro da sala de aula, o que lhes chamou muito a atenção. Trabalhar a 1ª infância é muito importante para motivá-los sobre a vida e mostrar como eles podem vencer, enfrentando obstáculos e se tornando pessoas de bem”, finalizou.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade