Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

07/02/2016

Antigomobilismo: Presidente da Federação se reúne com clubes da região

Imagem/Alcimar Salgado - Clube da Ferrugem de Birigui
Detalhes Notícia
Roberto Suga palestrando para os principais integrantes de clubes de veículos antigos da região

DA REPORTAGEM

Os amantes de veículos antigos e membros de clubes de antigomobilismo se reuniram na noite da última segunda-feira (01) em Araçatuba para um encontro com o presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), Roberto Suga. O objetivo do encontro, promovido pelo Kombi Clube de Araçatuba (Koca), através de seu presidente Eduardo Queiroz, foi o de orientar os clubes de veículos antigos da região sobre as vantagens de serem federados.
Participaram membros de clubes de toda a região. Entre eles, Fusca Clube de Pirajuí; Os Lendários, de Lins; Clube da Ferrugem de Birigui; Os Carburados, de Valparaiso; Clube de Antigomobilismo de General Salgado; Clube de Antigomobilismo de José Bonifácio e Kombi Clube de Araçatuba.
Penápolis foi representada pelo Fusqueta Clube, através de seus membros Renato Nunes, Fernando Almeida e David Gobo.
Segundo o presidente da FBVA, a região tem uma importância muito grande para o antigomobilismo, principalmente com o crescimento registrado recentemente no número de adeptos ao hobby. “Os clubes da região são vistos pela Federação como muito atuantes. Ficamos muito felizes com o número de eventos que são promovidos na região e com a fraternidade que existe entre seus membros. Este é o princípio dos clubes de antigomobilismo, ter esta fraternidade entre os membros em prol de uma paixão comum em um ambiente familiar e aconchegante para toda a comunidade”, afirmou Suga.
O presidente ressaltou que a união dos clubes da região tem chamado a atenção da Federação e que, por isso, o interesse em manter esta união através de projetos que possam desenvolver ainda mais estes clubes. “O que vemos ainda na região, é que muitos destes clubes são confrarias, que é aquele grupo de amigos que se reúnem, fazem exposições, mas não são constituídos como clubes juridicamente. Isso é importante para que o clube tenha uma relação com o poder público e possa receber algum apoio financeiro cultural, a participação empresarial no caso de um patrocínio. Além disso, estamos em um momento em que muitos grupos estão passando para uma formalização, da mesma forma queremos isso para os clubes desta região”, afirmou.
O encontro realizado em Araçatuba foi marcado ainda pelo início do “Prêmio Amigo do Antigomibilismo”, promovido também pelo ‘Koca’, entregue ao senhor Mitsuyuki Hassumi, o Mitchan, considerado pelo grupo como exemplo em dedicação ao hobby.

Crescimento
Suga lembrou que a paixão por veículos antigos tem crescido no Brasil, o que tem aumentado também o número de participantes de clubes, rodas de amigos e a participação em eventos, bem como tem crescido o número de pessoas que prestigiam eventos deste tipo. Segundo ele, a paixão por automóveis e o saudosismo envolvido nas pessoas tem sido o principal fator que ajuda este crescimento. “O automóvel resgata muitos momentos marcantes para cada um de nós. Seja qual for à fase da vida. Desta forma, as pessoas procuram preservar, restaurar e estar com carros antigos para trazer um pouco destes momentos e poder compartilhar estes com os amigos e até mesmo a família, por isso falamos que o antigomobilismo é uma paixão que vai continuar crescendo”, explicou.  
A estimativa de Suga é de que no Brasil existam cerca de 400 grupos de antigomobilismo, dos quais 170 são federados. Já o número de veículos com placa preta, aqueles que são mantidos de forma original, são mais de 18 mil no país.
Como parte deste crescimento e reconhecimento ao saudosismo, o ‘Koca de Araçatuba’ realizou em janeiro uma exposição para comemorar o Dia Nacional do Fusca. O evento contou com mais de 30 fuscas em um shopping daquela cidade, reunindo diferentes tipos e histórias.

Federação
A FBVA é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1987 por um grupo de aficionados por automóveis antigos, tendo como principais objetivos: Coordenar as atividades dos Clubes associados. Fornecer orientação para a formação de novos clubes. Ter representatividade junto às autoridades federais, estaduais e municipais, para colaborar em tudo que for referente ao automóvel antigo, bem como pleitear benefícios legais e proteção para as atividades do setor de uma maneira geral.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade