Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/08/2013

A partir de hoje o 9º dígito passa a valer em celulares

Imagem/Thami Braz
Detalhes Notícia
Para a vendedora Carolina Campagnollo será necessário se adaptar ao 9º dígito no celular

DA REPORTAGEM

 

A partir de hoje os penapolenses e outras pessoas que moram no interior de São Paulo, terão que colocar o digito 9 antes do número atual para iniciar uma chamada para telefone celular. A medida que já havia sido implantada na capital paulista, passa a valer agora em todo o Estado.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou esta semana que a medida vai aumentar em quase duas vezes e meia a capacidade de habilitação de linhas de telefonia celular no interior. Para os usuários que não estão acostumados com a mudança e esquecerem, de acrescentar o 9, mesmo assim as ligações serão completadas até o dia 3 de setembro. A partir do dia 4 de setembro, as operadoras não são mais obrigadas a completar ligações sem o nono dígito, mas uma mensagem vai informar aos clientes sobre a necessidade. A partir de 3 de dezembro, essa mensagem também deixa de ser obrigatória. O acréscimo do 9º dígito tem dividido opiniões dos penapolenses.

Para a vendedora Carolina Campagnollo, que diz não concordar com a nova regra, o fato pode gerar certos incômodos. "Apesar da necessidade do acréscimo, para a criação de novas linhas, acho que isso pode atrapalhar as pessoas, pois estão acostumadas com o número normal e até o acréscimo se tornar uma rotina para a pessoa, isso pode atrapalhar", disse. Carolina ressaltou que o importante agora é se adaptar.

"Vamos ter que nos adaptarmos, e colocar o nove automaticamente na hora de discar", enfatizou. Para o eletricista João Paulo de Aguiar Costa acrescentar o número nove antes das ligações para celular não trará dificuldades. "É uma questão de prestar atenção. Eu já vou mudar meus contatos e acrescentar o número nove, assim não preciso ficar me preocupando. Com relação aos números novos, teremos de lembrar em acrescentá-lo", ressaltou. De acordo com a Anatel, a mudança ocorre nos DDDs 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19. Os oito dígitos permitem hoje o registro de um total de 296 milhões de linhas de celular (37 milhões para cada um dos 8 DDDs). Com o nono dígito, essa capacidade sobe para 720 milhões (90 milhões por DDD).

Atualmente, estão ativos cerca de 30 milhões de celulares entre os códigos 12 e 19. O custo para a implantação do nono dígito no interior de São Paulo, incluindo campanha para informar a população, é de R$ 98 milhões e vai ser pago pelas operadoras de telefonia. (Rafael Machi)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade