Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

17/04/2024

Cia Alternativa de Teatro comemora 8 anos com programação especial

Imagem/Reprodução
Detalhes Notícia
Cia Alternativa está com inscrições abertas para oficinas formativas

DA REDAÇÃO

No ano em que a “Cia Alternativa de Teatro” celebra 8 anos de fundação, o grupo realiza uma programação especial que promete enriquecer ainda mais o cenário artístico local. Destacando-se entre as atividades programadas, a tão aguardada segunda edição do “Aprimoramento Artístico”, evento que marcou sua estreia em 2018 e foi fundamental para moldar a identidade do coletivo. Dessa vez, a Cia Alternativa mergulhará profundamente na técnica de construção de monólogos, reafirmando seu compromisso com o aprimoramento artístico e a pesquisa teatral.
Para apoiar esta iniciativa, foi concebido o projeto de aprimoramento intitulado "Pagu: Um Salto Artístico No Interior De São Paulo", que obteve aprovação pela Lei Paulo Gustavo do Governo do Estado de São Paulo. Para o ator e fundador da Cia Alternativa de Teatro, Rodrigo Santiago, este projeto trará ao município quatro formações gratuitas e abertas ao público, em parceria com o ator e diretor teatral Heitor Gomes. “As oficinas estão agendadas a partir de maio, abordando temas como ‘O despertar da pré-expressividade no jogo da cena’; ‘Dispositivos psicofísicos para preparação corporal de elenco’; ‘Voz e expressividade na composição da partitura cênica’; ‘Dramaturgismos e dramaturgia da cena em processo’; explica Santiago.
 
Residência artística 
A Cia Alternativa oferecerá ainda uma Residência Artística, proporcionando ao público uma imersão completa no processo de produção do espetáculo inédito "Pagu", contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo Municipal. 
“Esta residência semanal permitirá aos participantes acompanhar de perto todos os estágios de criação, desde os ensaios até a pós-produção, promovendo uma integração entre teoria e prática”, salienta Amanda Ribeiro, atriz e produtora do coletivo.

Apresentações
A programação também inclui a circulação de espetáculos, com apresentações gratuitas de "Cabaret Brecht" e "Pagu" durante o segundo semestre do ano. Após cada espetáculo, haverá debates sobre temas relevantes, como "Música e poesia em cena" e "O papel da mulher na história", relacionados às peças apresentadas.

Acessibilidade 
Focada na acessibilidade, a Cia Alternativa implementou um plano abrangente que inclui a seleção de espaços adaptados para garantir o acesso de pessoas com mobilidade reduzida ou idosas. 
Além disso, a equipe será treinada em audiodescrição para atender aos deficientes visuais, e todos os materiais promocionais e de divulgação do projeto serão disponibilizados em formatos acessíveis, incluindo libras, audiodescrição e legendas em conteúdos audiovisuais.
“A Cia Alternativa reafirma seu compromisso com a arte acessível e inclusiva, garantindo que suas atividades sejam acessíveis a todos. Esta programação especial visa oferecer experiências culturais e formativas enriquecedoras para o público, celebrando não apenas os oito anos de história da companhia, mas também seu comprometimento com a diversidade e a inclusão”, finaliza Santiago.

Cia Alternativa de Teatro 
A Cia Alternativa de Teatro surgiu em 2016, na cidade de Penápolis com intuito de criar espetáculos teatrais de forma autoral, dialogando politicamente, com questões sociais da região onde está inserido. O grupo tem como ideal de trabalho o teatro narrativo e para isso, deu início a uma pesquisa envolvendo diversas áreas das artes: literatura, cinema, música e artes plásticas. A trupe surge com alunos egressos do Curso Técnico em Teatro do Senac e outros artistas convidados.
Ao longo desses 8 anos, mais de 30 artistas colaboraram para a construção deste coletivo e assim, a Cia produziu 5 peças autorais e 3 ações artísticas. Além disso, recebeu os prêmios de editais municipal e estadual - PROAC- 2018, Aldir Blanc – 2020, Aldir Blanc – 2021, Paulo Gustavo Municipal – Circulação de espetáculo – 2023, Paulo Gustavo Municipal – Montagem de espetáculo inédito – 2023, Paulo Gustavo Estadual – 2023, prêmios que foram fundamentais para a manutenção das atividades do grupo. As informações sobre a programação estão disponíveis no site www. alterativa.ciadeteatro. com.br. 

(Com informações AI)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade