Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ESPORTES

24/02/2023

Santos na Copa do Brasil: entenda por que vaga em 2024 é incógnita

O Santos estreiou na Copa do Brasil contra o Ceilândia, no Distrito Federal, nesta quinta (23). Campeão em 2010 e finalista em 2015, o Peixe vai para sua 21ª edição do torneio nacional, mas corre o risco de não disputar a competição na temporada 2024. 
Em dezembro do ano passado, a CBF informou a alteração das vias de classificação para a Copa do Brasil. Para esta temporada, o Santos está qualificado para disputar o torneio por conta do Ranking Nacional de Clubes. Por ter títulos estaduais, nacionais e internacionais ao longo de sua história, o Peixe possui uma boa colocação e, por isso, teve vaga assegurada na competição. 
A partir do ano que vem, a CBF não mais adotará o Ranking como critério de classificação. A ideia é fortalecer os estaduais. A Federação Paulista tem direito a seis vagas na Copa do Brasil de 2024 e decidiu que cinco delas serão entregues aos melhores times do Paulistão desta temporada. 
A outra ficará com o campeão da Copa Paulista, torneio tradicionalmente disputado por equipes do interior do estado e que o Peixe não joga desde 2021. 
Atualmente, embora tenha chances reais de classificação ao mata-mata pela disposição de seus adversários no Grupo A, o Santos ocupa a 9ª colocação geral no Campeonato Paulista e precisa melhorar significativamente seu desempenho no estadual para conseguir uma das vagas da Federação Paulista na Copa do Brasil. 
Uma outra opção para o clube da Vila Belmiro é conseguir um bom resultado no Brasileirão deste ano. Isto porque, das 92 vagas na Copa do Brasil do ano que vem, 12 delas não serão distribuídas de acordo com o desempenho das equipes nos estaduais deste ano. 
A CBF instituiu que todos os clubes brasileiros com vaga na Copa Libertadores do ano que vem têm vaga assegurada na Copa do Brasil 2024. Somam-se a eles os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e Série B do Campeonato Brasileiro desta temporada. O restante ficaria com os melhores colocados na Série A. 
Portanto, caso o Peixe não consiga a vaga no estadual, pode assegurá-la no Brasileirão, desde que termine o campeonato nas primeiras colocações.
A título de comparação, se a CBF tivesse adotado a regra na temporada passada, o Santos estaria fora da atual Copa do Brasil.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS>

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade