Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ESPORTES

15/09/2023

Paulistas levam vantagem sobre cariocas em finais de Copa do Brasil

Imagem/Reprodução
Detalhes Notícia
Primeiro jogo da final acontece neste domingo (17), no Maracanã

Desde a primeira edição, que aconteceu em 1989, os times paulistas levam vantagem sobre os cariocas nas finais da Copa do Brasil. Ao todo, até hoje, são três decisões entre times de São Paulo e Rio de Janeiro na história da competição com placar de 2 a 1.
A primeira vez que aconteceu um embate entre paulistas e cariocas na final do torneio nacional foi em 2004, entre Flamengo e Santo André, com o clube do ABC Paulista levando a melhor. No ano seguinte, em 2005, foi a vez do Fluminense ser derrotado na decisão, dessa vez pelo Paulista de Jundiaí. Por fim, na edição do ano passado (2022), o Rubro-Negro conquistou o único título do torneio sobre times de São Paulo, superando o Corinthians.

Relembre os jogos:

2004: Santo André x Flamengo
No dia 23 de junho de 2004, Santo André e Flamengo fizeram o primeiro jogo da final da Copa do Brasil daquele ano. A partida de ida aconteceu no Palestra Itália, com mando do time do ABC Paulista, e terminou empatado por 2 a 2. O Rubro-Negro abriu o placar com gol de Roger, aos 25 minutos do primeiro tempo, mas levou a virada no começo da segunda etapa com tentos de Osmar e Romerito. No fim do jogo, Athirson deixou tudo igual no placar.
Com o empate, a partida foi aberta para o Maracanã, em partida que foi disputada uma semana depois, em 30 de junho. Após um primeiro tempo sem gols, Sandro Gaúcho e Élvis fizeram os gols que deram o primeiro e único título da competição - até hoje - do Santo André.

2005: Paulista de Jundiaí x Fluminense
A segunda decisão foi entre Paulista e Fluminense. A ida foi jogada no dia 15 de junho de 2005, no Estádio Doutor Jayme Cintra, em Jundiaí (SP) e terminou com uma vitória consistente dos paulistas por 2 a 0: Márcio Mossoró e Léo Aro fizeram os gols da vitória.
Apesar da volta ter sido no Rio de Janeiro, a final foi decidida em São Januário, estádio do Vasco. No entanto, como o Paulista tinha a vantagem no agregado, e a partida terminou em 0 a 0, o clube de Jundiaí ficou, também, com seu primeiro e único título de Copa do Brasil de sua história.

2022: Flamengo x Corinthians
A final mais recente da Copa do Brasil foi marcada pela única vez que um time carioca venceu um paulista e ficou com o título. No dia 12 de outubro de 2022, os times de Vítor Pereira e Dorival Júnior ficaram frente a frente na Neo Química Arena. Os mais de 46 mil torcedores que foram acompanhar o duelo, no entanto, presenciaram um 0 a 0, e a partida ficou aberta para o jogo da volta.
No Maracanã, uma semana depois, no dia 19, houve um novo empate, dessa vez com gols: 1 a 1, com Pedro marcando logo aos sete minutos de jogo e Giuliano forçando a decisão por pênaltis já no final do tempo regulamentar. Nos pênaltis, a taça ficou com o Flamengo, que venceu por 6 a 5 após Matheus Vital errar a cobrança nas alternadas e Rodinei sacramentar a conquista.

2023: Flamengo x São Paulo
A partida de ida entre Flamengo e São Paulo acontece neste domingo (17), às 16h (de Brasília), no Maracanã. A partida decisiva, por sua vez, será disputada no próximo domingo (24), às 16h, no Morumbi. No meio de semana, o Tricolor Paulista recebe o Fortaleza na quarta-feira (20), às 21h30, e o Rubro-Negro vai até o Serrinha enfrentar o Goiás, no mesmo dia, às 19h. Ambos os jogos serão pelo Campeonato Brasileiro.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS>

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade