Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ESPORTES

08/12/2021

Coletivo LGBTQ+ aciona oito clubes no STJD por atos de homofobia das torcidas

O Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ acionou oito clubes brasileiros no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por atos de homofobia praticados pelas respectivas torcidas. As equipes denunciadas foram Atlético-MG, Ceará, Corinthians, Fluminense, Internacional, Náutico, Paysandu e Remo.
O Coletivo de Torcidas entrou com sete Notícias de Infração (termo utilizado para as denúncias) em que pede a análise dos casos ao STJD. Agora, a Procuradoria avalia a requisição para decidir se faz ou não uma denúncia para que as histórias entrem sob julgamento do órgão jurídico.
As informações foram confirmadas pelo STJD e pelo próprio coletivo, que chegou a publicar uma nota oficial anunciando a medida.
"Reiteramos o nosso repúdio a esses e outros atos de preconceito praticados no futebol e esperamos que os clubes e federações tomem medidas mais enérgicas no intuito de combater tais práticas que fazem com que o futebol continue sendo um ambiente violento para pessoas LGBTQIAP+."
Neste ano, o Flamengo chegou a ser multado em R$ 50 mil por um episódio de homofobia ocorrido nas arquibancadas do Maracanã em duelo contra o Grêmio. A denúncia na ocasião também partiu do Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ.
Desde agosto de 2019, o STJD passou a recomendar que os árbitros relatem manifestações preconceituosas nas súmulas das partidas e documentos oficiais.
Os atos de homofobia das torcidas têm sido enquadrados pelo órgão no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). As penas previstas vão desde multa e suspensão até perda de pontos. Os torcedores ou torcedoras identificados também podem ficar proibidos de acessar o respectivo estádio pelo prazo mínimo de 720 dias.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS>

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade